segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bananal, São Paulo

Olá!!!

Este final de semana estive numa região muito legal coladinha no Rio de Janeiro. A composição da natureza é muito bonita, agradável aos olhos. Conheci a cidade de Bananal quase na divisa de SP/RJ. Bananal é uma cidade histórica e representa parte da história do nosso país. Esta região de Bananal representa toda fortuna e imponência da época do café, da época dos Barões do Café. A visita a Fazenda Loanda foi uma viagem no tempo e pela história de Bananal e do Brasil.

A região tem muito potencial turístico tanto pela história como pela natureza, mas infelizmente não aproveita este potencial. Então, se você for a região encontrará amadorismo nos atrativos, hospedagem e gastronomia. Uma pena, pois a região é ótima. Olhem o visual das fotos.

Bom, abaixo segue o que visitei!

Hotel Fazenda Boa Vista:

Esta foi a minha base em Bananal, esta fazenda tem uma rica história, foi a maior produtora de café da região. A casa principal é linda e oponente. Aqui eles tem tudo para fazer algo extraordinário, oferecer ao turista uma viagem no tempo, mas fazem menos que o básico. Uma pena..... A fazenda oferece piscina (coberta e descoberta), sauna, salão de jogos, passeio a cavalo, charrete e quadriciclo. A parte gastronômica deixou a desejar, estava imaginado comida de fazendo como bolos, pães, biscoitos, pão de queijo, comida no fogão a lenha ... tudo simples e feito lá, mas a realidade não foi esta.

 Vista do restaurante que fica no porão da casa. 
Que tal um café da manhã com esta vista?
 O casarão principal da fazenda. É possível se hospedar no casarão 
ou nos quartos que foram construídos atrás da fazenda.  
Vista um pouco mais afastada do casarão.


No sábado pela manhã fui visitar a cidade de Bananal, tinha pesquisado que o centro da cidade tinha vários prédios históricos. Estacionei o carro próximo da estação de trem da cidade e fui caminhando para desbravar e sentir a cidade. Neste site descreve bem as construções mais importantes da cidade. O que achei uma pena é que poucos destes prédios é possível entrar, muitos estavam fechados.

 Estação de Bananal. Neste ângulo a praça, locomotiva Teresa Cristina e a Estação.
Visitação somente externa.
 Santa Casa de Misericórdia, atualmente pertence a Sec. Educação.
O prédio é lindo, mas está mal conservado.
 Nesta praça (perdoem não lembro o nome) fica o Fórum (esquerda) e Solar Aguiar Valim (direita).
O Solar pertenceu ao maior traficante de escravos de SP, muitas festas e celebrações aconteceram aqui.
Construção entre 1840 e 1850.
Fonte: http://bananal.net.br/turismo/roteiro-turistico-centro
 Igreja Nsa Sra Rosário.
 Igreja Matriz de 1811.
Ao lado da Igreja Matriz fica o 'Sobrado da Matriz'.
Em todas as atrações de Bananal tem uma placa como esta indicando o prédio e importância histórica.
 Dizem que a Pharmacia Popular é a mais antiga em funcionamento no Brasil.
Pena que estava fechada.
Igreja da Nsa Glória e Boa Morte, pena que estava fechada.


Esta foi a grande surpresa da viagem. Este local é o que imaginava encontrar por lá, locais preservados guias para contar histórias... Nesta fazenda fui recepcionada pelo dono do local Sr. Pedro Teixeira, um apaixonado pelo local, por história e arte. A visita guiada foi detalhada com vários 'causos' da história de Bananal e do Brasil. Por exemplo, D. Pedro II só conseguiu um empréstimo com bancos ingleses, pois alguns Barões de Bananal foram avalistas! O projeto de restauração levou 10 anos, mas ficou impecável! Este local tem que visitar. Custo R$ 10,00 por pessoa.

O casarão cuidadosamente restaurado.
Caminho da entrada da fazenda.
 Entrada do casarão. Dica: tem que tocar o sino para ser atendido! Adorei.
 Uma das salas da fazenda.
 A cozinha. Olha que linda ;)
Vontade de se jogar e cozinhar.
 Que tal cozinhar com esta vista?
 Capela no porão da fazenda.
Namoradeira....

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dubai, Passeios

     Dubai está na moda e todo mundo tem dicar para dar. Então, vou compartilhar as minhas também! Estive em Dubai em fevereiro de 2012. Na ida, devido a conexão, dormimos em Dubai. Hotel, traslado e alimentação por conta da Emirates. A experiência foi ótima, tudo muito organizado e por conta da Emirates. 
Fiquei 3 noites em Dubai, escolhi Jumeirah Beach como base para minha estadia. Escolhi lá pela praia e porque usei pontos para pagar a hospedagem. Eram poucas noites, então resolvi me entregar ao luxo de Dubai e fiquei no Sofitel. Foi revigorante!!!! Jumeirah Beach é muito legal, acordar e dar de cara com aquele mar de um verde incrível, a ilha artificial The Palm I e o famoso Burj Al Arab (hotel 7*) ... vale a pena! 
Porém, é mais afastado, teu tempo de deslocamento será maior. Outros locais bons para hospedagem são próximos ao Wrold Trade Center e Dubai Mall.
 Este é o quarto do Hotel Millenium coladinho no Aeroporto. 
Um dos hotéis utilizados pela Emirates.
Está é vista do meu quarto em Jumeirah Beach.

    Dubai é uma cidade construída no meio do deserto, é uma cidade nova. Os maiores atrativos são os shoppings e prédios. Não achei barata, como eles tentam vender 'paraíso de compras'. Abaixo descreverei os atrativos que visitei. 

A parte histórica é toda construída, eles tentaram recriar Dubai antiga, com as casas e mesquitas de uma espécie de barro. Esta parte fica pertinho do famoso Mercado de Ouro. Entre a parte histórica e o 'Golden Souk' tem um rio e para atravessar de um lado para o outro tem que pegar um barco típico de lá chamado 'abra'. A passagem custa  AED 0,10. Tem que fazer esta travessia. O mercado de ouro tem muita opção, claro muita joia de 'estilo árabe' (leia-se brega e exagerada), mas se você conhece ouro e sabe comprar, com certeza vai achar bons preços.
Parte histórica e reconstruída!
 Que tal parar para um suco ou café? 
Caminho entre a parte histórica e o local para pegar o 'abra'.
 'Abra' para fazer a travessia e chegar ao 'Golden Souk'.
 O famoso mercado de ouro
Uma das vitrines do mercado de ouro, muitas joias de gosto duvidoso...

Dubai Museum, fica há algumas quadras do ponto onde se tomam as 'abras'. Conta em diversas recriações como a vida se transformou em Dubai. É interessante.
 Museu por fora.
Museu por dentro.

Burj Khalifa: Visitar o prédio mais alto do mundo é obrigatório!!!! Tem quase 1km de altura. Se você comprar o ticket antecipadamente pela internet (site aqui) é bem mais barato. Vale agendar para ver o por do sol! Compra o ticket pela internet e alguns minutos antes do horário agendado vá até a bilheteria lateral  e troca por um ingresso. Neste momento, vão tentar te vender um cartão para usar nums binóculos gigates no mirante. Custa AED 25, mas acredite, não vale a pena. Dica: a entrada do Burj para visitantes é no subsolo do Mall of Emirates.
As minhas fotos estão prejudicadas, pois este dia teve tempestade de areia, segundo o recepcionista do hotel que mora lá há 4 anos nunca tinha acontecido.  
 O Khalifa ... se vê de várias partes da cidade.
 Dentro do prédio, aguardando o elevador.
 Uma das vistas do topo do prédio.
Por do sol com tempestade de areia.
Burj Khalifa à noite.

Jumeirah Beach: Gostei muito deste cantinho de Dubai, a cor do mar é impressionante. Tem restaurantes, cafés, fast food e hotéis. Um bom lugar para descansar.
 Tchê Café em Dubai, será que o dono é gaúcho?
 Sofitel Jumeirah Beach.
 A praia no dia da tempestade de areia.
 A orla de Jumeirah Beach.
 Caminho do hotel até a estação de metrô.
 Vista do quarto. Lá no Burj Al Arab e do lado esquerdo, dentro mar, é o The Palm I.