quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

México, Cidade do México (passeios).

2011 foi um ano maravilhoso!! Tive oportunidade de conhecer um país incrível: México!!! Povo extremamente receptivo, cidade encantadora!!! A Cidade do México está na frente de São Paulo uns 20 anos!!! Fiquei com vergonha, pois as condições do Brasil e México são parecidas, mas eles conseguem uma estrutura (aeroporto, metro, segurança, limpeza da cidade, cuidado com prédios, ciclovias, bicicletas, bicitaxi....) muito melhor que São Paulo, por exemplo.

CIDADE DO MÉXICO:
    Minha passagem pela cidade foi muito rápida foram 2 dias. Mas neste pequeno intervalo com muita pesquisa e planejamento consegui ver muita coisa. Fiquei encantada com a Cidade do México, um lugar gigantesco, seguro (nunca vi tanto policial nas ruas. Carros da policia bem equipados e novos), metro eficiente, seguro e quase de graça (não é lindo, é bem antigo, mas te leva para tudo quanto canto). A cidade é limpa e bem cuidada. Não vi pichações, nem prédios caindo aos pedaços, nem lixo amontoado na rua (fato comum em SP). 
   O povo da cidade é muito simpático, os latinos em geral são assim (tudo bem exceto nossos amigos "Los Hermanos" argentinos). Não pense que você verá na rua aquelas pessoas lindas e maravilhosas de novela mexicana. Não sei onde elas andam, mas certeza que não são nas ruas. O povo em geral é aquele com a pele mais escura e olho meio puxado, meio índio. Mas, as mexicanas são bem "bregas" andam na rua com seus cabelos bem volumosos, unhas gigantes e roupas bem coloridas. Isto sim é igual as novelas. 
   Escolhi a Zona Rosa para ficar hospedada. Foi uma ótima escolha. O local é central, tem muita opção de restaurante, bares e danceterias. É seguro, íamos jantar a pé todas as noite, caminhávamos tranquilamente. O hotel escolhido e que recomendo é o Plaza Florencia. O valor cobrado é justo com os serviço oferecido. Quarto espaçoso, limpo, confortável, banheiro limpo e banho gostoso. Importante: não li em lugar nenhum que a Zona Rosa é um bairro gay, inclusive tem vários bandeiras divulgando que a preferência de cada um deve ser respeitada. Não se preocupe, nem todos locais do bairro são GLS tem muitas opções de bares e restaurante ótimos lá, nem você vai ficar vendo espetáculos na rua, mas se você é preconceituoso melhor ir para outro local. 
   Neste pequeno intervalo de tempo no México a programação culinária era somente comida mexicana!!! Cumpri a programação, mas na minha opinião a nossa comida mexicana é muito melhor!!! Não entendo como a comida mexicana ficou famosa, não é variada e sem pimenta não tem gosto de nada. Mas, os nachos lá são MARAVILHOSOS, inclusive estes que se compra em mercado. Abaixo estarão as minhas e recomendações gastronômicas.

    Merece um comentário só para ele. É gigantesco, te leva para qualquer parte da cidade e é integrado (nas estações, não bilhete) com ônibus e bicicletas. É seguro e barato (MEX 3,00 pesos = +- R$ 0,40). Cada linha é uma cor e cada estação é representada por um desenho e nome. É antigo e não lindooo, mas tri fácil andar. 

ATRAÇÕES DA CIDADE DO MÉXICO:

ZÓCALO:
É  a praça principal da cidade,  oficialmente Plaza de la Constitución e o marco zero da cidade. Foi construída para celebrar a independência exatamente sobre uma área sagrada para os antigos astecas. Nesta área estão algumas atrações imperdíveis: Catedral Metropolitana, Templo Mayor, Palácio Nacional. Estes três valem uma visita. ESTAÇÃO ZOCALO 


Zócalo, também é ponto de protesto. O povo sempre se reúne por lá para reclamar seus direitos. Neste dia não foi diferente. Sabe aquela bandeira gigante do México que fica no mastro central???? Pois então, só é colocada em ocasiões cívicas, informação de um policial mexicano.
Maquete do Zócalo que fica dentro de Templo Mayor. É legal para ter uma idéia de como é esta praça.


CATEDRAL METROPOLITANA:
Não é a mais bonita que já vi, mas é bem grandiosa. Como quase tudo no México, os espanhóis destruíam tudo que outras civilizações construíram e faziam suas edificações por cima. A construção levou 240 anos, então vários estilos se misturaram na arquitetura da Catedral. O México é o país mais católico da América Latina. ESTAÇÃO ZOCALO 


TEMPLO MAYOR:
É um museu bem legal, com várias partes reconstruídas e muitas peças encontrada em escavações. Em determinado ponto você terá uma vista muito legal de passado e presente, as ruínas e a Catedral. "Os astecas ergueram seu edifício religioso mais importante no local onde, cumprindo uma profecia, eles haviam visto uma águia sobre um cacto comendo uma cobra " Guia Visual Mexico. ESTAÇÃO ZOCALO 

PALÁCIO NACIONAL: 
É um prédio gigantesco, bem escurão. Aliás, está é uma marca do Zócalo os prédios são de cores fortes. ESTAÇÃO ZOCALO 

PALÁCIO DE BELAS ARTES
É um prédio muito lindo, numa praça muito linda. Não pude entrar, pois no horário que fui estava fechado. É um museu também. ESTAÇÃO BELLAS ARTES.
TORRE DA AMÉRICA LATINA. 
É o primeiro arranha-céu do México, tem 44 andares e foi inaugurado em 1956. Pode ser visitado, dizem tem a melhor vista da Cidade do México. ESTAÇÃO BELLAS ARTES
CASA DE LOS AZULEJOS
Esta região é tri legal para caminhar e se perder, cada esquina uma surpresa. A Casa de los Azulejos é um prédio histórico (século 18) que tem uma cafeteria/bar e uma loja. 
BICITAXI
Como você já deve saber o trânsito no centro da Cidade do México é infernal, então eles adotaram o bicitaxi. Um mistura de bicicleta e Tuc-tuc que circula no centro da cidade! Foi uma experiência ótima, adorei!!! Peguei um bicitaxi da Casa de Los Azulejos até Hospedaria Santo Domingo!!! Foi muito divertido. Recomendo, mas desculpem, não lembro o preço, mas foi barato.
BOSQUE DE CHAPULTEPEC:
Este é um parque gigantesco com várias atrações dentro do parque. Nos finais de semana, fica lotado de mexicanos passeando, se divertindo com as crianças, namorando... Vale um visita. Foi inaugurado no século XVI e tem vários atrativos como um lago com pedalinhos, zoológico, museus, galerias... A principal atração aqui é o Museu Nacional de Antropologia.  ESTAÇÃO CHAPUPULTEPEC.
Lago do Bosque.
Parque lotado de mexicanos curtindo o lindo de sol.
MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA:
Inaugurado em 1964 ocupa um prédio lindo com um chafariz no centro, considerada maior estrutura de concreto mundo. São 84 metros sustentados por um único pilar. Tem um acervo vasto das antigas civilizações mexicanas. Para quem gosta de história, recomendo um dia inteiro. Se não, um turno é suficiente. 
Entrada do Museu.
Museu Nacional de Antropologia
Vista de uma das janelas do museu.
Abaixo estão algumas das peças do acervo do museu:
Pedra do Sol Asteca, representa os 20 dias do calendário ritual.
Maquete da antiga Cidade do México, quando foi criada por antigas civilizações.
Pilar central do Museu.
Pilar central em detalhe a noite
BASÍLICA DE GUADALUPE:
A Nsa Sra de Guadalupe é a santa padroeira do México. Nosso guia nos advertiu que no méxico o povo é em 1° lugar "guadalupano" e em 2° lugar mexicano, tamanha a devoção da população por esta santa. Dia 12 de dezembro é o dia de Nsa Sra Guadalupe. A história da imagem da virgem é muito bonita e o manto original está em exposição até hoje na basílica.
O complexo da basílica tem 4 construções importantes. São as igrejas que foram sendo construídas para abrigar os fiéis. A Cidade do México é, praticamente inteira aterrada, então algumas construções estão afundando. A antiga basílica é uma destas construções. Num primeiro momento olhando o prédio você não nota que está torto. Ao entrar, comecei a ficar mal, zonza, enjoada parecia que tinha tomado uma garrafa de tequila. Era uma sensação muito estranha, nunca tinha sentido aquilo. Perguntei ao guia porque estava passando mal e o que estava acontecendo. Ele explicou que o edifício está afundado e está torto, por isto algumas pessoas passam mal. ESTAÇÃO LA VILLA
A Basílica da esquerda é a que está afundando, mas na foto não se percebe. O edifício da direita era para os índios, pois eram obrigados a frequentar.
A igreja que está no detalhe foi a 1° a ser construída. Lá em cima que Diego encontrou as flores e as enrolou em seu manto.
Nova Basílica.
Manto original da Virgem de Guadalupe.
PIRÂMIDES DE TEOTIHUACÁN:
O nome significa "onde os homens se tornam deuses". Este complexo é uma cidade anterior a era cristã que chegou a abrigar 125.000 pessoas. Quando os astecas encontraram este local o consideraram sagrado, porque acreditavam que tinha sido construída por gigantes. A paisagem é de tirar o folêgo. Ah e subir as pirâmides também!!! TEM QUE VISITAR.
Esta vista é de cima da Pirâmide da Lua. A avenida grande é a "avenida dos mortos". 
Sente porque subir as pirâmides é de tirar o fôlego. É praticamente escalada.
Esta é a Pirâmide da Lua.
Esta é a Pirâmide do Sol.





Nenhum comentário:

Postar um comentário