segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro, passeios...

Dar dicas sobre o Rio é até vergonhoso, é um dos destinos turísticos mais conhecidos e visitados. Mas, vamos tentar!!!!

Os passeios clássicos do Rio são: Cristo Redentor, Pão de Açucar, Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico...

FORTE DE COPACABANA:
Para mim, uma das vistas do Rio que gosto muito é Copacabana a partir do Forte de Copacabana. Vá lá pelas 10h da manhã e tome o tradicional café da manhã na clássica Confeitaria Colombo. O café completo custa R$ 33,00 por pessoas (valor aproximado). É delicioso!!! Ou vá no final da tarde, curta o fim do dia com um capuccino e um salgado. A entrada do Forte de Copacabana é R$ 4,00 por pessoa.
 Anoitecer no Rio.
Um ângulo diferente de Copacabana.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Buenos Aires Dicas Gastronômicas

Ir a BsAs e não se jogar em "parrilla" é um pecado, afinal a carne argentina é a melhor do mundo. Minha sugestão de corte é "Ojo do bife", principalmente para quem não gosta de gordura. A carne argentiana é espetacular, muito macia... se desmancha na boca!!!! Tem que provar!!!

DON JULIO: Descobri esta dica num site que confio muito: Destemperados. Todas as dicas de lá são certeiras. Este restaurante é MARAVILHOSO, atendimento legal e comida ESPETACULAR. Se você pedir vinho, vai ter que deixar um recadinho no rótulo da garrafa. O bom deste restaurante é que ainda não é tão turístico e o preço não é um assalto, é só salgadinho. Mas, a comida vale cada peso pago!!!!


Vinho argentino que escolhemos.

Sem dúvida, a melhor carne que já comi na minha vida. MARAVILHOSA.

 Ambiente do Restaurante Don Julio.
 Nosso vinho, agora com uma mensagem para a posteridade.
Decoração com dedicatória dos clientes.
CAFÉ TORTONI: Este café é muito tradicional no centro de BsAs, é um ponto turístico. Tanto, que sempre tem fila na frente. Muitas vezes, é charminho, pois tem mesas disponíveis. Acredito que é estratégia de marketing. O café existe a 150 anos e tem uma decoração muito legal e várias homenagens ao Carlos Gardel e ao tango. Neste visita tomei um expresso e uma torta de maça. 
 Busto de Carlos Gardel.
 Torta de Maça com sorvete. Esta uma delícia.
 Um vista do salão do Café Tortoni.
Outro ângulo do Café Tortoni.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Buenos Aires Dicas de Passeios...

2011 foi um ano cheio de promoção de passagens = viagens!!! Em setembro, revistei Buenos Aires depois de 11 anos. A última vez que tinha estado por lá foi em 2000. Minha primeira impressão foi a decadência da cidade. Achei a cidade bem mais suja, mal cuidada e com muita gente morando na rua. Não tinha visto nada disto em 2000. Mas, apesar disto BsAs ainda é um ótimo destino. No entanto, prepare-se para a antipatia dos argentinos. São insuportáveis!!! A única pessoa simpática que conheci foi o mensageiro do hotel, desconfio que a simpatia dela não seja natural e sim pelas gorjetas!!!

Vamos as dicas!!!!

PASSEIOS:

TIGRE: 
É uma cidade próxima a BsAs. Para chegar lá é só pegar o Tren de la Costa. O passeio de trem já foi maravilhoso. Em 2000 era novinho, todo cuidado e arrumadinho. As estações todas bem conservadas. Hoje em dia, está bem mal conservado e algumas estações bem detonadas. Mas, a cidade de Tigre é encantadora e muito charmosa. Vale o passeio. Para chegar em Tigre tem passeio por agência ou podes ir por conta própria. Segue o roteiro: Vá até estão RETIRO de onde saem os trens para a grande BsAs. Pegue a linha amarela sentido Mitre. Desça na estação final Mitre. Nesta estação faça a conexão a pé para a estação Maipu, início do Tren de la Costa. Curta o passeio até chegar na estação final "Delta". Pronto!!! Vc já está em Tigre. Aproveite o dia!!!! 
O passeio clássico aqui é o de barco pelo Delta do Tigre, mas eu recomendo se perder e caminhar pela cidade!!! A longo do rio tem muitas coisas para apreciar.
Uma das estações do Tren de La Costa

A cidade de Tigre.
 A cidade é rodeada pelo rio.
 Uma das ruas da cidade.
 A orla da cidade.
 Outra visão da orla.
 Museu Naval da Argentina, aqui tem objetos da Guerra das Malvinas.
 Na frente do Museu Naval.
Museu de Arte do Tigre.
TEATRO COLÓN
O grande teatro argentino está todo reformado e lindo. Para fazer visita, somente guiada. Melhor comprar os ingressos com antecedência pela site do teatro
ESTÁDIO BOCA JUNIORS:
Mesmo para quem não é fã de futebol, vale a visita! Pois o formato deste estádio é muito diferente. Para visitar o estádio tem que comprar o ingresso. Tem 2 tipos de ingresso: museu e museu+estadio. No dia que eu fui visitar não tinha nenhum tipo de fiscalização para entrar no estádio. Então a minha dica é, compra o ingresso para o museu e visite o estádio, pois é só subir uma rampa.
 Estádio Boca Juniors: "La Bambonera"!
Pedra fundamental do estádio.
 Na volta do estádio é tudo em homenagem ao time.
 Evolução dos uniformes ao longo dos anos.
Outro ângulo do estádio.
RECOLETA:
Este é o bairro mais famoso e muito charmoso de BsAs. É ótimo para ser desbravado a pé!!! As principais atrações são a praça, cemitério (passeio mais mórbido que já fiz na vida), Iglesia del Pilar, Centro Cultural da Recoleta e Florais Generica.
 Um olhar diferente da Praça da Recoleta, onde fica o centro cultural, a igreja e o cemitério.
 Iglesia Del Pilar.
 Uma das obras do Centro Cultural da Recoleta.
 Centro Cultural da Recoleta.
 Dentro da Iglesia del Pilar, muito interessante. Não tenho certeza, mas o ingresso deve ser uns 50 pesos.
 Um das obras dentro da igreja.
 Carrinho de playmobil da polícia argentina.
 O passeio mais mórbido que já fiz na vida, Cemitério da Recoleta, túmulo da Eva Péron.
 Destaque da placa do túmulo. Segundo vi numa reportagem, a Eva é a múmia mais bem conservada do mundo. Nem sabia que ela tinha sido mumificada. 
Florais Generica, uma obra de arte na praça ao lado da faculdade.
CENTRO HISTÓRICO:
CASA ROSADA: A sede do governo federal. Em 2000, o prédio tinha sido pintado só na frente, acredito que faltou $$$ para Los Hermanos. Em 2011, estava todo pintado, porem nossa "amiga" Cristina Kirchner instalou uma iluminação extremamente brega no prédio. Fora este detalhe, vale uma visita. 
PLAZA DE MAYO: Bem na frente da Casa Rosada, clássico ponto de encontro das mães que perderam seus filhos para a Ditadura e ponto de manifestações da população. 
CABILDO DE BsAs: Bem na frente da Praça de Maio, é um prédio muito lindo! 
PUERTO MADERO: ponto turístico clássico, cheio de opções de restaurantes. A dica é ir ao meio dia, pois a grande maioria dos restaurantes serve o "Menu Executivo", mesma qualidade, mais em conta! 




quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Panamá

Em 2009 tive a sorte de carimbar meu passaporte mais uma vez! Destino: Panamá. Eu não esperava absolutamente nada deste país, então foi uma surpresa muito agradável e um local que eu recomendo!!! Sem a menor dúvida, o melhor passeio foi o Canal do Panamá. Foi o que mais gostei!!!!

Foram 2 dias na Cidade do Panamá. Então, foi um passeio bem corrido, mas muito bem planejado e aproveitado.  Fiquei hospedado num hotel bem simples, com localização central, mas numa região meio estranha. O hotel foi Bahía Suites, gerente do hotel é muito simpático e a guia que ele nos indicou foi maravilhosa. 

PASSEIOS:
EL CASCO ANTIGUO:
Esta é a parte antiga da cidade que estão restaurando. Tem muitas casas antigas, lindas!!! Vale o passeio. Aqui tem o Palácio das Garças, sede do governo, Catedral, prédios antigos restaurados. Desta parte da cidade que se tem uma vista famosa recomendada pelo New York Times
Vitral da Catedral.  
            Interior da Catedral.
 Prédios do Casco Antiguo. 


 Prédios e ruas do Casco Antiguo.
 Palácio das Garças.

 Vista da Cidade do Panamá, a partir do Casco Antiguo. recomendado pelo NYT.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

México, Cidade do México (gastronomia)

   A comida mexicana é mundialmente famosa, particularmente não entendo porque. Não é muito variada e se não colocar pimenta, não tem gosto de nada. Mas os nachos lá são maravilhosos, incluisive os industrializados que se compra em supermercado. Na verdade, acho nossa versão da comida mexicana muito mais saborosa. 
   Comi em alguns restaurantes, mas só recomendo 2. É importante ressaltar que meu objetivo era só provar comida mexicana, cumpri meu objetivo, por isto faço as afirmações acima.
HOSPEDARIA SANTO DOMINGO:
Belisario Dominguez, 72. ESTAÇÃO ALLENDE ou Bicitaxi a partir do Zócalo.
Era uma hospedaria, mas hoje é somente restaurante. Tem aproximadamente 140 anos, é bem tradicional!!! A garçonete não nos informou, apesar de eu ter perguntado, que os pratos são para duas pessoas. Bom, pelo menos os peixes que pedimos. Fomos na sexta-feira santa e mantemos a tradição de não comer carne. Para minha surpresa, os mexicanos tão católicos, não ligam muito para esta tradição e comem carne normalmente. Quando perguntamos sobre isto para a garçonete ela fez uma cara de espanto (!?!?!?!?!?!?) achando muito curioso as pessoas não comerem carne naquele dia. Engraçado, né? 
O ambeiente do restaurante é muito legal e a comida foi muito gostosa. Peça uma jarra de suco de limão. Foi o melhor suco de limão que já tomei, muito refrescante, pois o calor por lá é escaldante!!!
Fachada do restaurante.
Interior do restaurante no andar superior.
Detalhe da decoração referente ao "Día de los Muertos".
Restaurante 1° andar.
Na verdade, este rede de restaurantes não é mexicana. Ela é texana. Estilo Outback e Aplebees. Mas, a comida é muito gostosa. Aliás, a melhor que comi em toda a viagem. Eu escolhi a unidade da Zona Rosa, pois fica bem perto do hotel que estava. O cardápio é bem variado e uma mistura de comida americana e mexicana.