segunda-feira, 16 de julho de 2012

Marrocos, Marrakech

Visitei a cidade mais turística e famosa do Marrocos. É um local com muita estrutura e opção. A alma, e a graça, da cidade é a famosa praça Djema el fna!
Depois de ter visitado o Marrocos, refaria o roteiro e diminuiria meu tempo em Marrakech. Não me leve a mal, é uma ótima cidade com muita coisa para fazer e conhecer, mas por ser tão turística perde um pouco de autenticidade.
Primeiro vamos as dicas da cidade:
* È um stress pegar táxi, fiz tudo a pé, porque me recusei a ser refém de taxista, pois NENHUM usa taxímetro. Tem que negociar. No primeiro dia é ok, mas depois fica muito cansativo. Como alternativa fizemos passeio no ônibus de dois andares, daí você pode descer e pegar nos pontos ilimitadamente durante o dia;
* TEM que tomar o suco de laranja da praça e comer tâmara;
* Para quem ama lenços, como eu, na entrada da praça, logo após o muro do Clube Med tem uma tenda que vende lenços e outros souvenirs. Comprei pashmina com preço muito bom lá;
* Se você for adentrar a medina, é fato que você vai se perder e vai ter que pagar alguém para te levar até a praça. Confesso que não gostei da sensação de ter que precisar de alguém (que não sei se posso confiar) para me tirar de um lugar. Não importa quanto você pague para esta pessoa, sempre vão reclamar que é pouco. Não de bola e continue andando. Só pague no final, quando te deixarem na praça.
* Os preços em Marrakech são turísticos;
* A estação de trem da cidade é melhor que muito aeroporto nosso. Em função de alguns atentados a segurança é bem reforçada, não pode filmar na estação.

ATRAÇÕES:

Passeio de Caleche: Na praça central tem um festival de caleches para você contratar e fazer o passeio. Tem que negociar tudo antes. Negociei por DH 320 para fazer o passeio completo em volta de toda a cidade murada, parando em todas as atrações para visitação. A duração foi um turno. A partir da Medersa Ben Youssef, fui sem caleche. Tive que me embrenhar na Medina ... e na volta não teve jeito ... tive que pagar para me levarem até a praça central.

Palais Badi: É um palácio do século 16, Moulay Ismail durante 10 anos saqueou este lugar para construir Méknes. Neste local, não sobrou praticamente nada, só uma estrutura ou outra. Então não perca muito tempo aqui.

Palais el Bahia: Seu nome significa "resplendor", foi construído por Bou Ahmed, um escravo que venceu na vida. Este é lindo!!! Merece cada minuto dedicado. Tem um festival de mosaicos, arabescos, detalhes que valem a pena.
Um dos jardins internos.
São tantos detalhes para observar!!!

Tumbas Saadianas: Os reis saadianos foram enterrados aqui e cem anos mais tarde Moulay Ismail construiu muros em volta deste local que ficou escondido até 1917. Por esta razão, para chegar aqui tem que passar por um corredor bem estreito fazer uma curva para depois entrar nas tumbas. Aqui é um festival de mosaicos... lindo para ficar admirando esta arte marroquina.
 Corredor mega estreito para chegar nas tumbas.
 Uma das muitas tumbas.
Existem tumbas abertas e fechadas.

Muros, portões e medina: A cidade antiga é toda cercada por muros. Posto aqui algumas fotos para você entender (ou tentar) o clima da medina!
 A famosa praça da cidade Djema El fna, antes da 'muvuca' começar!
 Se embrenhando pela medina. Todo tipo de comércio!
 A medina um pouco fora da parte turistíca ... vida normal!
 Alguns do muros e portões.
Que tal um churrasquinho???

Medersa Ben Youssef: Medersa são as escolas carônicas, ou seja, escolas muçulmanas que ensinam o alcorão para os meninos. Os que tinham melhor desempenho também tinham os melhores quartos, com vista para o maravilhoso pátio interno. O quarto das crianças eram bem pequenos, este local foi construído por volta de 1570. 
 Pátio interno. Não cansa ficar olhando!
 Dentro da Medersa, várias portas e corredores.
O quarto dos meninos, este é um modelo para os mais aplicados. 
A mesa com alcorão é o principal artigo do quarto.

Museu de Marrakech: Fica bem pertinho da Medersa, foi palácio e escola, agora é um Museu de arte contemporânea. O lustre na área principal já vale a visita!!!
 O lustre na área central.
 Muito mosaico .... lindos
Adorei este lugar!
Mesquita Koutoubia: É o ponto de referência da cidade. Devido ao seu minarete de 70 m é possível ver a mesquita com todo seu esplendor de longe e de diferentes pontos da cidade. 
Jardins de Marrakech: Antes de viajar li vários relatos sobre 'os jardins' de Marrakech. Confesso que foram bem decepcionantes. 
Jardins de Menara, é uma pernadinha do Ibis. É um parque cercado, na verdade um bosque de oliveiras e no centro tem um reservatório. 
O reservatório.
O bosque de oliveira.
Outro ângulo do reservatório.
Palmeraie: Era um vasto palmeiral ... hoje é uma área grande com palmeiras onde tem hotéis e condomínios de luxo. Só vale visitar se tiver tempo sobrando na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário